Diversos setores e ramos, em alguns casos, acabam adotando a terceirização, seja de pessoal como de alguns equipamentos. Terceirizar uma atividade significa que a empresa tem foco em aumentar sua produtividade, tendo mais tempo, por exemplo, para dar atenção a outras atividades essenciais do negócio. Mas, esse ponto também cabe a equipamentos que a empresa necessita para suas atividades.
O outsourcing de impressão traz algumas vantagens as empresas. Esse serviço simples ajuda a reduzir gastos relacionados ao equipamento, como manutenção e reposição de seus suprimentos. Além disso, as empresas que promovem o outsourcing auxiliam na manutenção dos equipamentos, substituindo a impressora em caso de avarias, assim o serviço não é paralisado.
Como funciona o outsourcing de impressão
Essa atividade consiste na concessão de equipamentos para impressão, onde as empresas cobram apenas pelo documento impresso. Neste caso, ela opta por um contrato de outsourcing de impressão, onde estabelece um número mínimo de impressões ao mês, essa quantidade é variável e segue as necessidades da locatária.
Para entender melhor, a empresa disponibiliza uma quantidade máxima de impressão, caso o cliente não atinja esse número, ele paga pela totalidade do contrato e só tem alteração no valor quando ultrapassa o acordado, assim o locador pode cobrar um valor pré-fixado pelas páginas adicionais, que é baixo.
De todo modo o serviço é vantajoso, porque oferece equipamentos modernos e, normalmente, de última geração, onde você só paga pela impressão, não precisando adquirir o equipamento. O locatário ainda tem o benefício de não ter preocupação nenhuma caso a impressora apresente algum problema, já que um dos pontos do serviço é a reposição da máquina nessa situação.
Além disso, o produto não fica obsoleto, já que as empresas de locação tendem a repor o equipamento para aumentar sua tecnologia, assim proporcionando mais opções ao consumidor. Com o outsourcing você ainda consegue gerenciar o volume de impressão, utilizando um software específico para isso que pode ser contratado junto ao serviço.
As empresas trabalham com custos fixos, onde não entram nenhum adicional para peças e manutenção das máquinas em contrato. Ainda, se for o caso, há a disponibilização de uma impressora para backup, que pode ser contratado se for da necessidade do locatário.
O serviço vale a pena?
Pontos como a redução de custo de impressão e reposição da máquina de forma imediata, são bastante atrativos, mostrando que o serviço é realmente eficiente. O outsourcing de impressão é uma forma de terceirizar o equipamento, trazendo menos dor de cabeça para as empresas.
As máquinas são delicadas e apresentam avarias constantemente. Se a configuração tiver alteração, ela para de funcionar e somente um técnico consegue reestabelecer o serviço. Assim, até que o profissional venha até sua empresa, você fica com o equipamento, prejudicando as atividades da empresa.
Com o outsourcing de impressão, você não conta somente com um equipamento, que é o que correr normalmente nas empresas, então nessa situação o seu serviço não para, porque a empresa mantém outra máquina a sua disposição.
Você ainda contrata um número máximo de impressões, usando a quantidade toda ou não. O outsourcing de impressão cresce entre as empresas por esses motivos.